Exportação de carne Angus certificada registra crescimento de 9,2% em 2024

Aumento no volume de abates e aproveitamento de produtos finais destaca sucesso do programa de certificação

- Da Redação, com Canal Rural
04/02/2025 14h30 - Atualizado há 20 horas

A exportação de carne Angus certificada alcançou um crescimento de 9,2% em 2024, totalizando 3.137 toneladas comercializadas, com a China se mantendo como o principal destino, respondendo por quase 50% das compras. O Oriente Médio e o Chile completam os três primeiros destinos para o produto.

A divulgação do balanço pela Associação Brasileira de Angus e Ultrablack também trouxe a marca recorde de 510 mil animais abatidos ao longo do ano, um aumento de 1,5% em relação a 2023. Além disso, o índice de aproveitamento de produtos finais retirados das carcaças aprovadas cresceu 19,9%, impulsionado pela crescente demanda internacional por cortes específicos de carne angus.

José Paulo Cairoli, presidente da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, destacou que os resultados positivos reforçam o sucesso do programa e a consolidação da raça no mercado global. “Estamos batendo recordes e superando metas a cada ano. Em 2025, esperamos um desempenho ainda melhor, pois os frigoríficos estão cada vez mais conscientes da necessidade da certificação Angus. O mercado pede isso, e a evolução da pecuária garante que o programa está no caminho certo", afirmou Cairoli.
 

Wilson Brochmann, diretor do Programa Carne Angus Certificada, atribuiu o aumento no aproveitamento das carcaças à busca de mercados que antes não consumiam carne angus, agora em busca de cortes diferenciados. “A demanda internacional gerou um impacto direto no índice de aproveitamento, chegando a quase 20%”, explicou Brochmann.

 

 

 


Notícias Relacionadas »