Brasil amplia exportações agrícolas para EUA e México

Ovo em pó e macadâmia são destaques entre os novos produtos autorizados

- Da Redação, com Canal Rural
29/01/2025 10h17 - Atualizado há 1 dia
Brasil amplia exportações agrícolas para EUA e México
Foto: reprodução

O Brasil conquistou importantes avanços no mercado agrícola internacional com a autorização para exportação de novos produtos aos Estados Unidos e ao México. As liberações incluem ovo em pó e granulado para consumo animal no mercado mexicano, além de fruto seco de macadâmia, farelo de mandioca e fibra de coco para os Estados Unidos, produtos que poderão ser exportados sem exigência de certificação fitossanitária.

 

Em 2024, o México importou mais de US$ 2,9 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, com destaque para proteína animal, complexo soja, café e produtos florestais. Já os Estados Unidos, maior parceiro comercial do Brasil na América do Norte, compraram mais de US$ 12 bilhões no mesmo período, liderados pelos setores de café, bebidas, produtos florestais, cacau e carnes.

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) ressaltou, em nota, que as novas oportunidades devem beneficiar especialmente pequenos e médios produtores, oferecendo acesso a mercados de alto valor agregado. Os anúncios somam-se a 13 novas aberturas comerciais alcançadas em 2025, elevando para 313 as oportunidades de exportação criadas desde 2023.

 

 


Notícias Relacionadas »