ABPA celebra habilitação de novas 8 plantas de carne suína para exportação ao Peru
Oito novas unidades ampliam presença brasileira em mercado com potencial de crescimento
- Da Redação, com Notícias Agrícolas
15/01/2025 10h58 - Atualizado há 2 dias
Foto: Reprodução
O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil anunciou nesta terça-feira (14) a habilitação de oito novas plantas frigoríficas de carne suína para exportação ao Peru, gerando otimismo no setor de proteínas. A informação foi recebida com entusiasmo pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Segundo o presidente da entidade, Ricardo Santin, a expansão representa um marco importante para o setor. “Com mais plantas habilitadas, temos uma excelente oportunidade para expandir nossa presença neste importante mercado”, afirmou, destacando o trabalho liderado pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e outros representantes da pasta.
O mercado peruano, aberto ao Brasil em janeiro de 2023, inicialmente permitia exportações apenas de unidades localizadas no Acre. Agora, oito novas plantas em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo foram habilitadas, além de uma unidade processadora de aves no Rio Grande do Sul.
Com produção anual superior a 220 mil toneladas, o Peru importou 14,8 mil toneladas de carne suína em 2023, com o Brasil respondendo por 12% desse total, atrás do Chile (57%) e dos Estados Unidos (13%). O consumo per capita de carne suína no país é de 8,5 quilos anuais, indicando potencial de crescimento.