26/12/2024 às 10h11min - Atualizada em 26/12/2024 às 10h11min
China anuncia plano para aumentar consumo de grãos e cereais
Estratégia de uma década visa segurança alimentar e desenvolvimento econômico
- Da Redação, com MoneyTimes
Foto: Divulgação A China lançou na última terça-feira (24) um ambicioso plano de ação com duração até 2035, voltado para o aumento do consumo de grãos e cereais. O projeto, anunciado pela Administração Nacional de Alimentos e Reservas Estratégicas em conjunto com outros departamentos do governo, busca fortalecer a segurança alimentar do país por meio de padrões mais elevados de produção, avanços em pesquisa e parcerias internacionais.
Entre os objetivos destacados, o plano prevê uma significativa elevação na conscientização da população sobre a importância dos grãos e cereais, bem como um aumento expressivo na proporção desses alimentos na dieta dos chineses. A proposta almeja alinhar os níveis de consumo ao progresso econômico e social do país, que abriga 1,4 bilhão de habitantes.
A estratégia inclui incentivos para empresas e capital privado, com o estímulo à criação de fundos de desenvolvimento voltados ao setor de grãos. Apesar de ser o maior produtor mundial de grãos e cereais, a China continua altamente dependente de importações de milho, trigo e outros alimentos essenciais.