17/12/2024 às 10h15min - Atualizada em 17/12/2024 às 10h15min

​Brasil registra maior área queimada em seis anos

Amazônia e cerrado são os biomas mais afetados, com alta de 90% em relação a 2023

- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação
O Brasil registrou, entre janeiro e novembro de 2024, 29,7 milhões de hectares queimados, quase o dobro do mesmo período em 2023. Esse é o maior índice em seis anos, segundo dados do Monitor do Fogo, elaborado pelo MapBiomas. O aumento foi de 90%, o que equivale a 14 milhões de hectares a mais, uma área comparável ao estado do Amapá.
 
A Amazônia liderou os impactos, concentrando 57% das queimadas nacionais, com 16,9 milhões de hectares afetados, incluindo 7,6 milhões de florestas, como alagáveis. O Cerrado foi o segundo bioma mais atingido, com 9,6 milhões de hectares queimados, sendo 85% de vegetação nativa. Já o Pantanal teve aumento de 68% nas queimadas em relação à média dos últimos cinco anos.
 
O Pará foi o estado com maior área queimada, somando 6,97 milhões de hectares, 23% do total nacional. Mato Grosso e Tocantins aparecem em seguida. Entre os municípios, São Félix do Xingu (PA) liderou com 1,47 milhão de hectares, seguido por Corumbá (MS), com 837 mil hectares.
 
Especialistas alertam para a relação entre condições climáticas extremas, desmatamento e o aumento descontrolado das queimadas. "É essencial reduzir o uso do fogo, especialmente em períodos críticos, para evitar grandes incêndios", enfatizou Ane Alencar, do MapBiomas. O estudo aponta que 73% das queimadas ocorreram em vegetação nativa, evidenciando os danos ambientais. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.