17/12/2024 às 10h13min - Atualizada em 17/12/2024 às 10h13min
Governo prepara pacote de perdão e renegociação de dívidas agrícolas
Medida visa liberar crédito para produtores e fortalecer a reforma agrária
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, anunciou nesta segunda-feira (16) que o governo está finalizando um pacote de medidas voltado para agricultores, incluindo o perdão e a renegociação de dívidas. O decreto, já pronto, aguarda apenas a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e deve ser implementado até janeiro de 2025.
Segundo o ministro, a iniciativa busca permitir que os agricultores, muitas vezes impossibilitados de acessar crédito devido a débitos com bancos, voltem a financiar suas atividades. “O agricultor enfrenta dificuldades, como perdas na colheita, que o impedem de quitar dívidas e tomar novos empréstimos. Queremos repactuar essas dívidas para que ele volte a produzir e a tomar crédito”, afirmou Teixeira.
O pacote também inclui a disponibilização de novas áreas para reforma agrária, crédito facilitado e assistência técnica. A meta é assentar 15 mil famílias até o final de 2024 e incorporar outras 70 mil ao programa de reforma agrária. Além disso, o ministro reforçou a necessidade de o Congresso Nacional direcionar recursos do orçamento para fortalecer as políticas agrárias.