A Tereos, uma das líderes na produção de açúcar, etanol e energia a partir da cana-de-açúcar no Brasil, obteve nesta quinta-feira (12) a certificação ISCC CORSIA, ISCC CORSIA Plus e ISCC EU para sua unidade Mandu, localizada em Guaíra/SP. Essa certificação atesta que o etanol produzido pela empresa cumpre as exigências internacionais para ser utilizado na produção de combustível sustentável de aviação (SAF).
A certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification) assegura que a cadeia de valor do etanol da Tereos é sustentável, atendendo a critérios ambientais, sociais e econômicos, além de garantir a rastreabilidade da matéria-prima e o uso adequado da terra. O reconhecimento CORSIA Plus, emitido pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), busca reduzir as emissões de CO2 da indústria de aviação, enquanto a certificação ISCC EU comprova que o etanol atende às exigências da União Europeia.
Felipe Mendes, diretor de sustentabilidade da Tereos, destacou a importância dessa conquista para a descarbonização da aviação. "A produção de SAF é uma das principais alavancas de descarbonização da aviação, responsável hoje por 2 a 3% das emissões globais de CO2", afirmou. A certificação permite à Tereos vender etanol para empresas produtoras de SAF, uma alternativa que pode reduzir entre 70% e 90% das emissões de carbono em comparação aos combustíveis fósseis, contribuindo para a meta de Net Zero da aviação até 2050.