12/12/2024 às 08h12min - Atualizada em 12/12/2024 às 08h12min

Portos sufocados no Brasil podem enfrentar apagão logístico na safra 2027/28

Estudo aponta que capacidade portuária do país está 91% comprometida

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Divulgação
O Brasil está no limite de sua capacidade portuária, segundo um estudo da consultoria Macroinfra. O levantamento aponta que 91,3% da estrutura disponível para exportação de granéis agrícolas já está em uso, superando o limite de segurança operacional. Com isso, o país pode enfrentar um apagão logístico até a safra 2027/28 caso não sejam feitos investimentos urgentes na expansão de terminais portuários.
 
“O nível de utilização atual já configura um pré-gargalo. Quando se ultrapassam 85%, é hora de agir. Se novos terminais não forem construídos, estimamos que até 2027/28 o Brasil estará com sua capacidade completamente tomada”, alerta Olivier Girard, sócio-diretor da Macroinfra. Segundo o estudo, a capacidade deve chegar a 94,5% em 2025, 96,8% em 2026 e 99,6% no ciclo projetado para o colapso.
 
A falta de infraestrutura portuária poderá causar acúmulo de cargas nos portos, armazéns e fazendas, gerando aumento de custos em toda a cadeia logística. Para evitar o apagão, o estudo recomenda investimentos no Arco Norte, região que engloba estados como Pará, Amazonas, Rondônia e Maranhão.

Atualmente, 72,5% da capacidade portuária brasileira está concentrada no Sul e Sudeste, enquanto o Arco Norte tem potencial para absorver o crescimento das exportações de grãos nos próximos anos. “A produção e as exportações estão se expandindo nas regiões Norte e Nordeste. Por isso, é essencial redirecionar os investimentos para novos terminais no Arco Norte, garantindo um fluxo logístico sustentável e competitivo para o setor”, conclui Girard. 
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.