05/12/2024 às 08h39min - Atualizada em 05/12/2024 às 08h39min

Brasil avança em negociações para ampliar exportações de carnes ao Japão

Separação dos processos de requisição pode acelerar exportações de carne suína

- Da Redação, com CarneTec
Foto: reprodução

As negociações para ampliar o acesso das carnes bovina e suína brasileiras ao mercado japonês ganharam novo impulso com a separação dos processos de requisição para cada tipo de carne. A medida, anunciada pela Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), pode acelerar a autorização para exportação de carne suína, segundo o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luis Rua.

 

Atualmente, apenas frigoríficos de Santa Catarina estão habilitados a exportar carne suína ao Japão. O Mapa busca expandir essa permissão para outros estados brasileiros. Durante reunião com a Ocepar na última terça-feira (3), Rua destacou que a separação dos processos aumenta as chances de negociação. “Estamos bem posicionados no Japão, mas é difícil dizer se [o acordo] sai no começo ou no meio do ano”, afirmou.

 

As tratativas ganharam destaque em novembro, quando autoridades do Mapa participaram de reuniões com representantes japoneses, abordando o comércio de carnes suína, bovina e melões. A missão em Tóquio, no início do mês, teve como objetivo fortalecer as relações comerciais e ampliar o acesso de produtos brasileiros ao mercado japonês.

 

A importância do Japão como parceiro comercial é evidente: em outubro, Santa Catarina registrou o segundo maior volume mensal de carne suína exportada, totalizando 68 mil toneladas. O Japão foi responsável por triplicar as importações de carne suína catarinense em relação ao mesmo período de 2023, segundo dados da Secretaria da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.