Os produtores rurais do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes de 2024 ganharam mais prazo para renegociar suas dívidas. Em reunião extraordinária realizada na terça-feira (26), o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu estender o vencimento das parcelas de crédito rural, que incluem custeio, investimento e industrialização. Agora, as parcelas com vencimento entre 1º de maio e 13 de dezembro terão nova data de pagamento até 16 de dezembro.
Essa medida beneficia os produtores que atendem aos critérios estabelecidos pelo Decreto 12.138, de agosto de 2024, que concedeu descontos para empreendimentos afetados pelas enchentes, vendavais e deslizamentos que atingiram o estado entre abril e junho deste ano. A prorrogação é válida para aqueles que formalizaram o pedido de desconto até 30 de setembro e que aguardavam resposta da Comissão Especial de Análise de Operações de Crédito Rural até 25 de novembro.
Além disso, o CMN autorizou a renegociação das parcelas para quem não obteve o desconto, desde que os produtores solicitem a prorrogação do vencimento até 13 de dezembro, diretamente às instituições financeiras.