26/11/2024 às 09h08min - Atualizada em 26/11/2024 às 09h08min

Após pressão, CEO do Carrefour França deve assinar carta de retratação

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, destacou que a embaixada francesa no Brasil está intermediando com o Carrefour uma declaração de retratação

- Da redação, com Canal Rural e Globo Rural
Foto: redes sociais

Após uma declaração controversa sobre os requisitos e padrões de venda da carne oriunda do Mercosul, o presidente global do Carrefour, Alexandre Bompard, decidiu recuar e deve pedir desculpas ao Brasil e aos frigoríficos brasileiros. O objetivo do documento é afirmar que a França voltará a comprar carne dos países do bloco econômico.

O imbróglio começou após uma carta do executivo direcionada aos agricultores franceses, em que ele afirmou que a empresa não compraria mais do Mercosul, sob a justificativa de que os países do bloco não cumpriam os requisitos sanitários e ambientais necessários.

Diante da situação, o setor brasileiro alegou que a declaração era um protecionismo disfarçado de preocupação ambiental.

Na noite de segunda-feira (20), o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, destacou que a embaixada francesa no Brasil está intermediando com o Carrefour uma declaração de retratação.

Inicialmente, espera-se que o embaixador francês em Brasília, Emmanuel Lenain, entre em contato com o ministro. A expectativa é de que, após o pedido de desculpas do próprio CEO global, que deu início à crise, a situação seja resolvida.

A falta de carne já começou a ser sentida nas gôndolas dos supermercados da rede. No Brasil, o grupo Carrefour também opera as lojas Atacadão e Sam’s Club.

O Brasil é o segundo maior mercado da empresa no mundo. Entre janeiro e setembro deste ano, o faturamento foi de aproximadamente R$ 95 bilhões, ficando atrás apenas da França, país-sede do grupo, cuja receita gira em torno de R$ 200 bilhões.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.