Brasil e México assinaram dois novos acordos na quarta-feira (27), durante visita oficial do vice-presidente Geraldo Alckmin ao país. Um deles trata da cooperação no setor de biocombustíveis e o outro busca ampliar investimentos e fortalecer relações comerciais.
O primeiro acordo prevê o intercâmbio de tecnologia para o desenvolvimento da produção de etanol no México, usando como modelo a experiência brasileira. Também inclui avanços em combustíveis sustentáveis para a aviação.
Já o segundo, firmado entre a Secretaria de Economia do México e a ApexBrasil, tem como objetivo ampliar oportunidades de negócios, estimular o comércio e atrair investimentos bilaterais.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou que a parceria vai além da pauta comercial. “Nosso objetivo é aumentar a oferta de alimentos saudáveis e acessíveis, além de reforçar o pacto global contra a fome”, afirmou.
Alckmin também ressaltou os impactos sociais, econômicos e ambientais do acordo e convidou autoridades mexicanas a participarem da COP30, que será realizada em novembro em Belém do Pará.