06/11/2024 às 10h26min - Atualizada em 06/11/2024 às 10h26min

Ibama intensifica ação em áreas ambientais embargadas e descobre uso ilegal de fogo

Operação Matopiba inspecionou propriedades no Tocantins e na Bahia, identificando danos graves e descumprimento das normas ambientais

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Canal Rural
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou uma série de vistorias em áreas embargadas por danos ambientais nos estados da Bahia e do Tocantins. A operação, chamada Matopiba, fiscalizou sete propriedades que estavam com embargos devido ao uso irregular para pastagem e agricultura. Os agentes do Ibama encontraram erosão grave e uso ilegal do fogo, agravando ainda mais a situação das áreas.

A fiscalização envolveu monitoramento aéreo com drones, que permitiu identificar processos erosivos intensos em locais como a Grota Várzea Grande, em Arraias (TO), e a região das Serras Gerais, também no Tocantins. Além disso, um incêndio ilegal foi detectado em uma das áreas, o que elevou ainda mais os impactos ambientais negativos.

Parte das propriedades fiscalizadas já estão sendo monitoradas pela plataforma Recooperar, que auxilia na gestão e acompanhamento das áreas degradadas, promovendo a restauração ambiental. As demais áreas serão inseridas na plataforma com o status de "pendente de recuperação", e os responsáveis serão notificados e receberão novas sanções.

A operação Matopiba, coordenada pela Superintendência do Ibama no Tocantins, contou com o apoio de agentes de outros estados, incluindo Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Ceará e Distrito Federal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.