06/11/2024 às 10h16min - Atualizada em 06/11/2024 às 10h16min
Brasil bate recorde histórico de exportação de açúcar
Expectativa é de 40 milhões de toneladas exportadas em 2024, impulsionadas por crise climática na Índia
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: reprodução O Brasil atingiu um marco histórico ao exportar 31,68 milhões de toneladas de açúcar entre janeiro e outubro de 2024, superando o total de 31,28 milhões de toneladas exportadas ao longo de todo o ano passado. A receita cambial gerada pelas exportações no período alcançou US$ 15,45 bilhões, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Com este desempenho, o país já ultrapassa o recorde anterior de comercialização da commodity e a projeção do setor é de fechar o ano com cerca de 40 milhões de toneladas de açúcar exportadas. Segundo Giovani Ferreira, diretor do Canal Rural Sul, esse aumento nas exportações brasileiras reflete, em grande parte, a queda na produção de açúcar na Índia, que enfrentou sérios problemas climáticos este ano. "Essa situação acabou abrindo espaço para o produto brasileiro no mercado internacional", destaca Ferreira.
A expectativa de recorde se apoia também no crescimento da produção de cana-de-açúcar no Brasil. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a moagem de cana deve chegar a 654 milhões de toneladas em 2024, representando um incremento de 20% em comparação com 2023. Esse aumento da oferta foi fundamental para atender à demanda global, reforçando a posição do Brasil como um dos maiores exportadores de açúcar no mundo.