05/11/2024 às 10h14min - Atualizada em 05/11/2024 às 10h14min
Crédito do BNDES para indústria supera o agronegócio pela primeira vez desde 2016
Aprovações para o setor industrial alcançam 27% do total, enquanto crédito para o agronegócio fica em 26%
- Da Redação, com Agência Brasil
Foto: Pexels As operações de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destinadas à indústria superaram as do agronegócio pela primeira vez desde 2016. Até setembro de 2024, as aprovações para a indústria representaram 27% do total de crédito do banco, enquanto o agronegócio ficou com 26%.
No acumulado do ano, o BNDES aprovou R$ 154 bilhões para a Nova Indústria Brasil, sendo R$ 9 bilhões destinados a projetos de inovação, o maior valor já registrado pela instituição até hoje.
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, destacou a mudança na qualidade do crescimento econômico brasileiro, com a indústria liderando os investimentos. "Temos um grande desafio coletivo de dar prosseguimento a esses indicadores tão promissores, que revelam a confiança no investimento e na expansão de capacidade produtiva, fruto de condições macroeconômicas favoráveis", afirmou Mercadante.
Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam um aumento de 1,1% na produção industrial em setembro, com destaque para um crescimento de 4,2% na fabricação de bens de capital. Além disso, a taxa de desocupação caiu para 6,4% no trimestre de julho a setembro, a segunda menor da série histórica da PNAD Contínua, evidenciando a recuperação do emprego, especialmente no setor industrial, que cresceu 3,2% no mesmo período.