01/11/2024 às 09h43min - Atualizada em 01/11/2024 às 09h43min
Brasil investe na exportação de frutas, couro e máquinas agrícolas para o Sudeste Asiático
Reuniões da Apex Brasil discutem oportunidades e barreiras comerciais com a Asean, um mercado em ascensão
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Pixabay O Sudeste Asiático, com um PIB de US$ 3,8 trilhões e uma população de 682 milhões de habitantes, se consolidou como um dos principais mercados para os produtos brasileiros, superando até o Mercosul. Na tentativa de expandir ainda mais essa relação comercial, representantes do governo brasileiro e adidos agrícolas estão reunidos nesta semana em eventos promovidos pela Apex Brasil para discutir as oportunidades e os desafios de exportação para a Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).
A Asean já se posiciona como o terceiro maior destino das exportações brasileiras e o sexto maior fornecedor de produtos para o Brasil. Entre janeiro e setembro de 2024, as exportações brasileiras para o bloco somaram US$ 24 bilhões, um crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. “Há grande potencial para frutas brasileiras e produtos manufaturados, como couro e máquinas agrícolas, além de setores como saúde animal e alimentação para animais”, explica Igor Celeste, gerente de Inteligência de Mercado da Apex Brasil.
Apesar das conquistas recentes, como a abertura do mercado de carne de aves para o Butão e o estabelecimento do sistema de pre-listing para exportações às Filipinas e Cingapura, ainda existem desafios. Barreiras comerciais como as restrições à carne bovina para o Vietnã e à carne suína para a Indonésia continuam a dificultar o avanço das exportações brasileiras para a região.