ABPA espera retomada das exportações de frango do RS para mercados internacionais
Após caso isolado de Doença de Newcastle, negociações avançam para reabrir comércio com China, México, África do Sul e Chile
- Da Redação, com Safras & Mercado
17/10/2024 13h49 - Atualizado em 17/10/2024 às 14h30
Foto: Reprodução
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, afirmou que há expectativas de retomada das exportações de carne de frango do Rio Grande do Sul para a China, México, África do Sul e Chile nos próximos meses. A declaração foi dada durante um evento online promovido pela Organização Avícola do Rio Grande do Sul (OARS).
As exportações estão suspensas desde 17 de julho, após a confirmação de um caso isolado de Doença de Newcastle no município de Anta Gorda. Apesar das restrições, o estado conseguiu exportar 63 mil toneladas de carne de frango em agosto. A Argentina já encerrou o embargo, o que traz otimismo para as negociações com outros mercados.
Segundo Santin, o prazo de 90 dias desde o fim do caso será alcançado em 23 de outubro, permitindo que o Brasil comunique a situação à Organização Mundial de Sanidade Animal (OMSA) e busque reverter os embargos ainda vigentes.
Para a retomada das exportações, estão previstas missões com autoridades chilenas e mexicanas, além de tratativas com a China. "Com o apoio do Mapa, esperamos reabrir o mercado chinês antes da visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, prevista para novembro", ressaltou Santin.