17/10/2024 às 13h49min - Atualizada em 17/10/2024 às 14h30min

ABPA espera retomada das exportações de frango do RS para mercados internacionais

Após caso isolado de Doença de Newcastle, negociações avançam para reabrir comércio com China, México, África do Sul e Chile

- Da Redação, com Safras & Mercado
Foto: Reprodução
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, afirmou que há expectativas de retomada das exportações de carne de frango do Rio Grande do Sul para a China, México, África do Sul e Chile nos próximos meses. A declaração foi dada durante um evento online promovido pela Organização Avícola do Rio Grande do Sul (OARS).

As exportações estão suspensas desde 17 de julho, após a confirmação de um caso isolado de Doença de Newcastle no município de Anta Gorda.  Apesar das restrições, o estado conseguiu exportar 63 mil toneladas de carne de frango em agosto. A Argentina já encerrou o embargo, o que traz otimismo para as negociações com outros mercados.

Segundo Santin, o prazo de 90 dias desde o fim do caso será alcançado em 23 de outubro, permitindo que o Brasil comunique a situação à Organização Mundial de Sanidade Animal (OMSA) e busque reverter os embargos ainda vigentes.
 
Para a retomada das exportações, estão previstas missões com autoridades chilenas e mexicanas, além de tratativas com a China. "Com o apoio do Mapa, esperamos reabrir o mercado chinês antes da visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, prevista para novembro", ressaltou Santin.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.