Santa Catarina registrou, em setembro, o melhor desempenho mensal de exportação de carne de frango in natura e industrializada desde maio de 2019. Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, o estado exportou 105,6 mil toneladas de carne de frango, representando um aumento de 25,3% em volume e de 32,1% nas receitas em comparação a agosto. Em relação ao mesmo período de 2023, o crescimento foi de 23,1% no volume exportado e 33,4% no valor arrecadado.
De acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), analisados pela Epagri/Cepa, Santa Catarina exportou um total de 173,6 mil toneladas de carnes em setembro, incluindo frango, suíno, peru, pato, bovino, entre outros. O valor total das exportações alcançou US$ 386,7 milhões, refletindo um crescimento de 16,9% em comparação a agosto e de 26,4% em relação a setembro de 2023.
O secretário de Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, destacou o compromisso do estado com a sanidade e a qualidade da produção, que leva os produtos catarinenses a mais de 130 países. Santa Catarina foi responsável por 23,4% das receitas geradas pelas exportações brasileiras de carne de frango nos primeiros nove meses de 2024, com destaque para mercados como Japão, Países Baixos e Emirados Árabes Unidos, apesar das quedas registradas nos embarques para China e Arábia Saudita.
No segmento de carne suína, o estado também se destacou, respondendo por 55,3% do volume e 57% das receitas das exportações brasileiras entre janeiro e setembro.