A consolidação do regime de chuvas no Brasil deve se iniciar na próxima semana, conforme alerta agroclimático da Rural Clima. O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos explica que as precipitações já alcançaram grande parte do país nesta semana, mas de forma ainda irregular. Para os próximos dias, são esperadas chuvas mais consistentes, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
No entanto, na região do Matopiba – que inclui os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – as chuvas mais volumosas só devem ocorrer entre o final de outubro e o início de novembro.
Paraguai terá frentes frias semanais
Enquanto isso, no Paraguai, a meteorologista Ludmila Camparotto prevê que instabilidades na região oriental poderão provocar chuvas hoje. A partir de amanhã, o tempo se abrirá com o afastamento da frente fria, mas novas instabilidades, vindas da Amazônia, poderão trazer precipitações para a região do Chaco no início da próxima semana. Ao longo de outubro, o país deve receber frentes frias semanalmente, com um intervalo maior de chuvas esperado para novembro.