A previsão do tempo indica expectativa de volumes expressivos de chuvas em grande parte do Brasil nos próximos 15 dias. Segundo o alerta agroclimático da Rural Clima, uma nova frente fria já ingressou no Rio Grande do Sul a partir de hoje, provocando a ocorrência de chuvas na região.
O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos informa que nesta quarta-feira (8), chuvas estão previstas para toda a Região Sul. Na quarta-feira (9), a frente fria deve se expandir, atingindo o Mato Grosso do Sul, partes do Paraguai, e algumas áreas de Mato Grosso e Goiás.
Na quinta-feira (10), a frente fria começará a se deslocar em direção ao litoral do Sudeste, organizando melhor os corredores de umidade vindos da Amazônia e favorecendo chuvas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Também há previsão de chuvas em áreas da Argentina, Bolívia, Paraguai, Acre e Amazonas nesse dia.
Na sexta-feira (11), as chuvas devem se espalhar por todo o Brasil, beneficiando o plantio da soja e o desenvolvimento de culturas como café e cana-de-açúcar. Santos alerta que as regiões mais ao norte do país devem começar a receber chuvas a partir do dia 15.
Em relação ao Paraguai, a meteorologista Ludmila Camparotto destaca que as chuvas poderão atingir o extremo sul do país já amanhã (8). Entre quarta-feira (9) e quinta-feira (10), as precipitações devem afetar grande parte das regiões produtoras. Já na sexta-feira (11), os volumes de chuvas podem ser ainda maiores na região oriental do Paraguai.
O tempo deve abrir no país no sábado (12), mas as chuvas retornam na segunda-feira (14). Ludmila ainda menciona que novas frentes frias devem passar pelo Paraguai nos dias 18 e 21 de outubro, favorecendo mais chuvas.