Um novo alerta agroclimático da Rural Clima aponta que a semana de 10 a 17 de outubro deve trazer um retorno significativo das chuvas, especialmente nas regiões do Centro-Sul e Centro-Norte do Brasil, incluindo áreas do Matopiba, embora de forma mais irregular. A meteorologista Ludmila Camparotto destaca que esse cenário é aguardado com expectativa pelos produtores, que precisam da umidade para iniciar o plantio de suas lavouras.
Após a passagem de uma frente fria que se afastou para o Oceano Atlântico, foram registradas pancadas de chuvas em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Rondônia. Ludmila prevê que a faixa leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, litoral da Bahia, além de áreas de Rondônia e Acre, podem receber novas precipitações nos próximos dias.
A previsão indica que, com a chegada de uma massa de ar mais frio, o tempo ficará mais aberto até a próxima semana em grande parte do Brasil. A formação de uma nova frente fria no norte da Argentina, esperada para o dia 7, pode trazer chuvas intensas para o Rio Grande do Sul no dia 8. A partir do dia 9, as chuvas devem se espalhar pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul e oeste do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, sul de Goiás e sul do Paraguai.
À medida que a frente fria se afasta para o Oceano Atlântico no dia 10, corredores de umidade vindos da Amazônia devem favorecer as chuvas no Centro-Sul do Brasil e no Paraguai. No dia 11, as chuvas devem se intensificar em áreas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás, com a expectativa de que a frequência das precipitações aumente na segunda metade de outubro.