20/09/2024 às 11h17min - Atualizada em 20/09/2024 às 11h17min

O Produz, software de gestão pecuária da ABCZ, traz novidades nas recentes atualizações

André Luiz Casagrande
Foto: Eliana Cesar / Embrapa
Este ano, a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) anunciou melhorias significativas nas próximas versões em seu software de gerenciamento pecuário, o Produz. Nessa última versão, houve alterações e implementações nos módulos do PMGZ e PMGZ comercial, segundo Mariane Almeida, Analista de suporte de sistemas e supervisora do software da entidade.

Ela informa que as principais mudanças incluem a implementação da classificação de percentil para animais com DECA 1 ou 2 e acurácia da característica de peso na desmama igual ou superior a 35%, alterações na tela de animais e aprimoramento do relatório produtivo por lote, atualização das características e gráficos no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).

Além disso, ela conta que também ocorreu a integração da avaliação genética e acasalamentos no PMGZ comercial, substituição de CEP por CSG, inclusão dos campos CSG e GENOTIPADO, além de um aviso para nascimentos com menos de 296 dias.

Mariane afirma que o Produz oferece diversas vantagens em comparação ao software antigo, o Procan, especialmente para criadores que buscam maior integração com a ABCZ e funcionalidades avançadas no gerenciamento de dados de rebanhos. Ela acrescenta que as principais vantagens incluem integração total com o PMGZ e PMGZ Comercial, atualizações constantes, novos relatórios e filtros para consultas, além de uma interface mais intuitiva e fácil de navegar.

“Também permite a importação de dados diretamente da ABCZ, como ADT, cotas de receptoras, animais PA e touros de centrais. O sistema conta ainda com um módulo para serviços no curral, leitura de brincos eletrônicos e um aplicativo para consultas via celular e tablete”, explica.
 
Software intuitivo
De acordo com a especialista, o Produz foi desenvolvido para ser mais intuitivo, mas, para cada novo módulo ou funcionalidade, são disponibilizados tutoriais em vídeo ou PDF com instruções detalhadas para facilitar o uso. Além disso, são oferecidos cursos presenciais ao longo do ano na sede da ABCZ. “Caso o criador tenha dúvidas, além dos materiais explicativos, contamos com suporte técnico especializado, incluindo acesso remoto à máquina do usuário para auxiliá-lo nos primeiros cadastros, se necessário”, comenta.

O sistema Produz conta com 11 módulos que cobrem o gerenciamento completo do rebanho, incluindo agenda de contatos, gestão de manejo individual, controle reprodutivo, produtivo, leiteiro, nutricional e sanitário do plantel. Também oferece acesso ao PMGZ e PMGZ Comercial, envio de comunicações, controle de usuários, importação e exportação de dados.

“Cada módulo possui relatórios específicos que assegura uma gestão abrangente e eficaz de todo o ciclo produtivo. Destaca-se ainda o módulo curral, ferramenta que aprimora o manejo a campo, simplificando e organizando as atividades rotineiras”, informa.

Mariana afirma que o Produz também apresenta a funcionalidade "Produz Fácil", permitindo aos usuários acessarem de maneira simples e prática seus dados na palma da mão. “Em breve, será lançado mais um módulo para complementar o sistema Produz, o módulo financeiro”, anuncia.

Usuários
Atualmente, o sistema conta com cerca de 2.500 usuários, entre eles criadores, prestadores de serviços, e inclui usuários não associados à ABCZ de países como a Bolívia. “Embora o uso do Produz seja altamente incentivado e valorizado entre os associados da ABCZ, ele não é restrito exclusivamente a eles. O software, como ferramenta de gestão e aprimoramento da produção pecuária, está disponível para todos os interessados em melhorar a qualidade e eficiência de suas operações no setor”, explica.

Ela acrescenta que o software mantém-se como a opção mais acessível no mercado, assegurando suporte contínuo através de WhatsApp, Skype, e-mail e telefone e acesso gratuito às últimas atualizações. “Quem tiver interesse em receber o Demonstrativo do Produz, pode entrar em contato pelo (34) 3319-3904 (WhatsApp e fixo) ou pelo e-mail [email protected]”, informa.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.