O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, se reuniu na quinta-feira (19) com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, para discutir os conflitos de terras indígenas no estado. Durante o encontro, Riedel apresentou uma vasta documentação referente a áreas em litígio, incluindo terras estudadas, declaradas, homologadas e demarcadas.
A reunião também abordou o recente conflito que resultou na morte de Neri Guarani Kaiowá, atingido pela polícia militar durante um confronto na Terra Indígena Ñande Ru Marangatu.
Segundo Riedel, a busca por soluções passa pela conciliação de dois princípios constitucionais: o direito à propriedade com títulos legais e a demarcação de terras indígenas. O governador destacou que o estado está trabalhando para indenizar proprietários de terras onde o processo de regularização for possível, buscando resolver os conflitos de forma pacífica. Além disso, foram discutidas ações para combater incêndios florestais na região, em preparação para o período de seca.