A China reabriu nesta quarta-feira (25) um importante terminal no porto de Ningbo-Zhoushan, o terceiro maior em movimentação de contêineres do mundo, que estava fechado há duas semanas após um funcionário do local ser infectado pela covid-19.
A paralisação agravou uma crise do setor portuário global, afetando importantes setores da indústria, como a automobilística. Segundo o jornal “South China Morning Post”, outros portos chineses estão registrando os piores níveis de congestionamento em sete anos por causa dos navios desviados de Ningbo-Zhoushan.
Os reflexos foram sentidos em outras partes no mundo, elevando os preços dos fretes em um momento em que as empresas chinesas estão aumentando as exportações para Europa e para os EUA por causa da temporada de compras de fim de ano.
Os gargalos no setor portuário global, agravados pelo fechamento do terminal, vêm provocando escassez de estoques e atrasos nas entregas, o que eleva os preços dos produtos e frustra os consumidores em meio à pandemia.
O aviso de que o porto reabriria foi dado na noite de ontem pelas autoridades. Em uma nota divulgada pela imprensa estatal, a direção do Ningbo-Zhoushan disse que as empresas devem priorizar o embarque e desembarque de caminhões que estão parados nos arredores do local.
Ningbo foi o segundo porto temporariamente fechado pela China neste ano por causa da covid-19. Em maio, as autoridades de Pequim também suspenderam as operações em Yantian, próximo a Shenzhen, devido a um surto da doença entre funcionários do local.