De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, o cenário meteorológico para as próximas duas semanas indica volumes de chuvas limitados em várias regiões do Brasil. O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos aponta que a maior parte do país deve experienciar clima aberto.
Nesta quinta-feira (19), uma frente fria deve avançar pelo sul do Brasil, trazendo chuvas generalizadas para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além disso, bons volumes de precipitações são esperados para o Mato Grosso do Sul no final da semana.
Santos acrescenta que áreas da Bolívia, Rondônia e Mato Grosso podem começar a receber chuvas no final de setembro. No entanto, para o Matopiba, a chegada das chuvas é prevista apenas para a segunda quinzena de outubro. O regime de chuvas no Brasil deve normalizar-se somente na metade final de outubro.
Paraguai
A meteorologista Ludmila Camparotto informa que, após a passagem de uma frente fria, o Paraguai deve experimentar um tempo mais aberto e temperaturas amenas até a primeira metade da semana. Mudanças climáticas no Paraguai são esperadas a partir de quinta-feira (19), com a possibilidade de chuvas.
Na sexta-feira (20) e no sábado (21), algumas regiões do Paraguai deverão enfrentar precipitações, embora os volumes sejam ainda irregulares. Após a passagem da frente fria, o tempo aberto deve predominar no Paraguai até o final de setembro.