A Johnson & Johnson anunciou nesta quarta-feira (25) que uma dose de reforço da sua vacina contra a covid-19, dada oito meses depois da primeira, aumenta a produção de anticorpos neutralizantes em até nove vezes 28 dias após a aplicação. A empresa diz que os dados apoiam a decisão pela dose de reforço do imunizante.
Leia mais:
“Estabelecemos que uma dose única da nossa vacina contra a covid-19 gera forte e robusta resposta imune que é durável e persistente por oito meses”, diz Mathai Mammem, diretor de pesquisa da J&J, em nota. “Com esses dados, vemos que uma dose de reforço aumentou ainda mais a resposta imune nos participantes do estudo.”
Os testes clínicos da dose de reforço foram feitos com pessoas ente 18 e 55 anos, e também com pessoas acima de 65 anos que receberam uma dose de reforço reduzida. “Vamos conversar com autoridades públicas de saúde sobre uma estratégia em potencial para a nossa vacina”, destaca o executivo.
A empresa diz que já está em negociações com as principais agências sanitárias e de saúde do mundo, como as dos Estados Unidos e da Europa, para estabelecer os parâmetros de uma dose de reforço do seu imunizante.