A primavera de 2024 começa no próximo domingo, 22 de setembro, às 9h44, e promete mudanças climáticas significativas. Segundo Vinícius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, há chances de ondas de frio tardias nos próximos três meses, especialmente entre outubro e novembro. As áreas mais altas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem enfrentar frio intenso, e temperaturas amenas devem ser registradas no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Influência do La Niña e aumento das chuvas
A primavera será marcada pela presença do fenômeno La Niña, que traz 81% de chances de ocorrer entre outubro e dezembro, aumentando para 83% no trimestre seguinte. Isso intensificará as pancadas de chuva em regiões como Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a partir de outubro. As precipitações também devem ser mais frequentes no Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro nos meses seguintes.
Regiões com chuvas acima e abaixo da média
Enquanto o Amazonas, Acre, Rondônia e Mato Grosso do Sul devem registrar chuvas acima da média, o nordeste do Brasil e o norte de Goiás enfrentarão precipitações abaixo da média. No sul, especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as chuvas devem ser um pouco abaixo do esperado, o que pode impactar as condições climáticas nessas regiões.