O Canadá ampliou o mercado de carne bovina brasileira ao autorizar a importação de produtos de áreas livres de febre aftosa sem vacinação, incluindo estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Acre, Rondônia, além de municípios de Mato Grosso e Amazonas, conforme anúncio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Até então, apenas o estado de Santa Catarina tinha permissão para exportar carne bovina ao Canadá.
Com a medida, 11 estabelecimentos dessas regiões estão habilitados para exportar carne bovina ao país norte-americano. Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, essa conquista era aguardada pelo setor desde a abertura do mercado canadense em 2022, que inicialmente excluía essas regiões devido à não vacinação dos rebanhos.
O Canadá também retirou a exigência de vacinação para carne bovina cozida, permitindo que estabelecimentos de qualquer estado brasileiro, independentemente da origem, exportem esse tipo de produto. Em 2023, o país importou US$ 39 milhões em carne bovina do Brasil, um aumento de 18% em comparação com o ano anterior.