27/08/2024 às 10h11min - Atualizada em 27/08/2024 às 10h11min

​Queimadas em SP causam prejuízo de R$ 350 mi no mercado de açúcar e etanol

Incêndios atingem mais de 59 mil hectares de cana-de-açúcar, reduzindo produtividade e elevando preços internacionais

- Da Redação, com Notícias Agrícolas
Joedson Alves / Arquivo Agência Brasil
Os recentes incêndios em canaviais no Estado de São Paulo, o maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, provocaram prejuízos estimados em R$ 350 milhões, segundo a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana). Mais de 2.100 focos de incêndio foram registrados, resultando em aproximadamente 59 mil hectares de áreas queimadas, representando mais de 1% das lavouras paulistas.
 
A produtividade nas áreas afetadas foi severamente comprometida. "A produtividade esperada era de 80 toneladas por hectare, mas, devido ao fogo, vai cair pela metade", afirmou José Guilherme Nogueira, CEO da Orplana. Apesar da redução no volume, as usinas ainda podem moer a cana madura atingida pelos incêndios.
 
Um dos focos de incêndio ocorreu próximo à usina Santa Elisa, da Raízen, em Sertãozinho, levando à paralisação temporária das operações na unidade. A usina retomou as atividades no domingo, 25, após três dias de suspensão. Segundo a Orplana, as queimadas também afetaram áreas de rebrota, o que pode exigir novos plantios em algumas regiões.
 
Os danos causados pelos incêndios já impactam o mercado de açúcar e etanol. As cotações do açúcar bruto em Nova York subiram mais de 3% na segunda-feira, refletindo a preocupação com a oferta global. Para mitigar novos incêndios, a Orplana está em colaboração com o Gabinete de Crise do governo paulista, que também está investigando incêndios criminosos nas regiões afetadas, resultando em três prisões.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.