20/08/2024 às 10h09min - Atualizada em 20/08/2024 às 10h09min

Importações do trigo sobem e se aproximam do volume adquirido em todo ano passado

Forte recuperação dos preços internos do cereal impulsionou a alta nos volumes importados

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
As indústrias brasileiras têm intensificado as importações de trigo em 2024, com o volume já alcançando praticamente o total registrado em todo o ano de 2023, de acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta terça, 20.

O aumento na importação é motivado por vários fatores, incluindo a forte recuperação dos preços internos do cereal, resultado de uma safra de 2023 com menor produção e qualidade, além de altos volumes de exportação.

As estimativas da Conab indicam que os estoques finais de trigo em julho de 2024 devem ser suficientes para menos de três semanas de consumo, o que aumenta a preocupação das indústrias e impulsiona as importações.

Nos primeiros sete meses de 2024, o Brasil já importou mais de quatro milhões de toneladas de trigo, comparado a 4,2 milhões de toneladas importadas ao longo de todo o ano passado.

Nos últimos 12 meses, o volume de trigo que chegou aos portos brasileiros foi de 5,7 milhões de toneladas, marcando o maior valor acumulado a cada 12 meses desde dezembro de 2022.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.