20/08/2024 às 10h03min - Atualizada em 20/08/2024 às 10h03min
Panamá abre mercado para compra de carne de frango e suína do Brasil
Nova abertura amplia oportunidades para exportadores brasileiros na América Central
- Da Redação, com CarneTec
Foto: Divulgação / Ministério da Agricultura O Panamá autorizou a importação de carnes e miúdos de aves e suínos provenientes do Brasil, o que representa uma importante expansão para os exportadores brasileiros na América Central. A notícia foi celebrada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta segunda, 19, que vê a medida como uma oportunidade de crescimento e diversificação para a indústria nacional de proteína animal.
"Assim como em outros países, o Brasil atuará de forma complementar à produção local no Panamá, aumentando a oferta de produtos e criando novas oportunidades para processadores e fornecedores panamenhos", afirmou o presidente da ABPA, Ricardo Santin, em comunicado.
A abertura do mercado foi anunciada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil na última sexta, 16. Além da novidade no Panamá, o Brasil também conseguiu autorização para exportar ovinos e caprinos vivos para reprodução e material genético desses animais para Angola.
O Panamá, que possui um dos maiores consumos per capita de carne de frango na América Latina, com 54 quilos em 2023, é um mercado de grande potencial para o Brasil. De acordo com o Instituto Latinoamericano del Pollo (ILP), o país importou 15,5 mil toneladas de carne de frango no ano passado, quase todas provenientes dos Estados Unidos e Canadá.
O consumo de carne suína também é significativo, com 12,6 quilos per capita, conforme dados do FAOSTAT, e o país importou 17 mil toneladas de carne suína, majoritariamente da América do Norte.