A produção de arroz em casca no Brasil para a temporada 2024/25 foi estimada em 10,996 milhões de toneladas, um aumento de 7,8% em relação à safra anterior, que registrou 10,204 milhões de toneladas. O crescimento é impulsionado por um leve incremento na área plantada e pela recuperação das produtividades médias, segundo dados da Safras Consultoria.
Para a próxima safra, a área plantada com arroz no Brasil deve atingir 1,585 milhão de hectares, um aumento de 2,4% comparado aos 1,547 milhão de hectares da safra anterior. A produtividade média deve alcançar 6.937 quilos por hectare, um incremento em relação aos 6.593 quilos registrados em 2023/24. “Com barragens em níveis ótimos no Rio Grande do Sul e a previsão de um fenômeno La Niña de moderada intensidade, espera-se boas produtividades nas regiões Sul, Norte e Nordeste do país”, projeta Evandro Oliveira, analista da Safras & Mercado.
A expectativa é que a manutenção de preços remuneradores ao longo de 2024 incentive um leve aumento na área plantada. “Com um mercado mais ofertado e a tendência de preços mais competitivos, as exportações brasileiras devem crescer levemente, atingindo 1,45 milhão de toneladas”, destaca Oliveira. “Com uma boa colheita e um abastecimento adequado, as importações devem recuar para cerca de 1,65 milhão de toneladas”, acrescenta.
Embora o aumento na área plantada não seja significativo, ele deve ser suficiente para equilibrar a oferta e a demanda em 2025, resultando em estoques de passagem de aproximadamente 1,73 milhão de toneladas no final de fevereiro de 2026. “Isso deve melhorar a relação estoque/consumo, indicando preços mais acomodados na próxima temporada”, conclui Oliveira.