05/07/2024 às 08h07min - Atualizada em 05/07/2024 às 08h07min

Nova frota de navios impulsiona exportação de carnes congeladas em Paranaguá

Embarcações movidas a gás natural liquefeito aumentam eficiência logística e reduzem pegada de carbono nas remessas

- Da Redação, com CarneTec
Foto: reprodução

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) recebeu uma nova frota de navios porta-contêineres movidos a gás natural liquefeito (GNL), o que possibilita aumentar a exportação de carnes congeladas e outros produtos brasileiros para a Ásia. Com aerodinâmica aprimorada e capacidade para transportar 13.264 TEUs*, essas embarcações estão entre as maiores do terminal paranaense.

 

A chegada desses novos navios representa é um avanço na eficiência logística das exportações realizadas em Paranaguá. Além disso, o serviço semanal que liga o porto ao continente asiático será o primeiro a atender dois portos no norte da China, abrindo assim oportunidades comerciais para importação e exportação nessa região.

 

Dentre os setores que mais devem se beneficiar com esse avanço estão os mercados de exportação e importação de carnes congeladas, eletrônicos, autopeças e produtos químicos e petroquímicos. A expectativa é que haja um aumento na capacidade de escoamento. 

 

Além dos benefícios econômicos, há também um impacto positivo no meio ambiente. Os navios movidos a GNL emitem cerca de 28% menos gases de efeito estufa quando comparados aos porta-contêineres convencionais. Isso ocorre graças ao sistema de recirculação dos gases do escapamento dessas embarcações, além da própria utilização do gás natural como fonte principal.

 

O TCP afirma que esses novos navios estão preparados tanto para biometano quanto para E-metano – combustíveis considerados ainda mais sustentáveis no futuro próximo.

 

Em logística, o termo TEU é uma sigla em inglês que se refere a Twenty-foot Equivalent Unit ou Unidade Equivalente a 20 pés, descrevendo um contêiner de transporte multimodal com medidas padrão de 20 pés de comprimento, oito pés de largura e oito pés de altura.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.