28/06/2024 às 08h30min - Atualizada em 28/06/2024 às 08h50min
Com oferta limitada de leite, preço ao produtor sobe 9,8% em junho, diz Cepea
POR ESTADÃO CONTEÚDO
ESTADÃO CONTEÚDO
São Paulo, 28 - O preço do leite captado em maio subiu pelo sétimo mês consecutivo, com alta de 9,8% ante abril, informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O valor foi para R$ 2,7114 o litro na "média Brasil" do Cepea. "Desde janeiro, o valor do leite pago ao produtor acumula avanço real de 30,4% (os valores foram deflacionados pelo IPCA de maio). Ainda assim, o preço médio de maio ficou 4,82% abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado, em termos reais", disse em nota. Conforme o Cepea, a alta se deve à menor produção no campo. O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea subiu 0,14% de abril para maio, mas acumula baixa de 7,7% na parcial deste ano.
De acordo com a análise do Cepea, além dos menores investimentos dentro da porteira no final de 2023, o avanço da entressafra no Sudeste e Centro-Oeste e o atraso da safra no Sul limitam a oferta do leite cru. "Os impactos negativos das enchentes do Rio Grande do Sul sobre a produção de lácteos gaúcha e o aumento pontual da demanda devido aos donativos no estado criaram especulação e elevaram as incertezas, dificultando o dimensionamento do mercado em maio", destacou.
Os preços dos derivados também estão mais altos. As médias de preços do leite UHT, muçarela e leite em pó fracionado (400g) subiram 5,1%, 5,9% e 4,5% em maio, respectivamente. "Em junho, os preços dos lácteos avançaram até a segunda quinzena do mês - o que deve manter a média mensal ainda em alta frente ao mês anterior. Porém, nas duas últimas semanas de junho, as cotações retornaram ao patamar do início de maio, devido ao enfraquecimento do consumo e à pressão exercida pelos canais de distribuição."
Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO