26/06/2024 às 09h04min - Atualizada em 26/06/2024 às 09h04min

​Brasil deverá suprir 24% do comércio global de carnes em 2024

Aumento na demanda internacional impulsiona a produção brasileira carnes e fortalece sua posição como maior exportador mundial

- Da Redação, com CarneTec
Foto: Reprodução
O Brasil deverá ser responder pelo suprimento de 24% do comércio global de carnes em 2024, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Após dois anos de contração, o comércio global de proteínas apresenta previsão de alta neste ano.
 
A estimativa da FAO é que o comércio global de carnes e produtos cárneos atinja a marca de 41,2 milhões de toneladas em 2024, representando um aumento 1,8% em relação ao ano anterior.
 
De acordo com o relatório Food Outlook da FAO, espera-se um aumento nas importações em todas as regões, principalmente na América do Norte, fator que reflete a escassez doméstica da carne bovina nessas áreas. Também é esperado que os consumidores tenham poder de compra limitado no futuro próximo, o que pode resultar em uma redução na demanda por carnes mais caras e uma expansão no consumo e no comércio da carne de frango.
 
A produção mundial projetada para carne de frango é um aumento estimado em 0,8%, chegando a 146 milhões de toneladas até o final deste ano. O Brasil continuará elevando sua ação nesse segmento específico graças aos menores custos envolvidos no processo produtivo e à crescente demanda internacional. Espera-se que o país tenha cerca de 32% do mercado global dessa proteína até 2024.
 
Acordos comerciais para expandir as exportações para destinos secundários e do interesse do Brasil no mercado halal são fatores que contribuem para essa perspectiva positiva apresentada pela FAO.
 
No geral, estima-se que a produção total brasileira chegue a aproximadamente 31,9 milhões até o final deste ano - um aumento considerável comparado ao registrado em anos anteriores. produção brasileira específica por tipo inclui:
 
- Produção estimada para carne bovina: crescimento esperado estável em torno dos 24%, totalizando cerca de11,2 milhões toneladas.
- Produção estimada para carne suína: crescimento esperado estável também próximo, alcançando aproximadamente 5,38 milhões de toneladas.
- Produção de carne de frango: estima-se registro de um crescimento em torno dos 1,2%, chegando perto dе 15 milhões de toneladas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.