O pesquisador Luís Eduardo Corrêa Antunes, da Embrapa Clima Temperado, vai apresentar um sistema de produção de frutas vermelhas, no Modulo Fruticultura Tropical, no canal da Embrapa, do YouTube, terça-feira (24).
Ele explica que a produção de morango é centenária no país, nas regiões temperadas e subtropicais, como Sul e Sudeste. A cultura é um grande negócio. Mas a amora-preta e o mirtilo, começaram a ser cultivados recentemente, segundo o pesquisador: “Os primeiros trabalhos de pesquisa foram iniciados nos anos 1970, com a criação da Embrapa e com o lançamento das primeiras variedades brasileiras”.
“Novos sistemas de produção [fora do solo] trazem excelente oportunidade para empreendedores de regiões não-tradicionais, como o Cerrado brasileiro, de produzir fruta de qualidade e fora do período da safra das regiões produtoras”, comenta Antunes.
Ele destaca que o Brasil é o um dos países no hemisfério Sul que tem maior potencial de produção e exportação de frutas vermelhas na contra estação do hemisfério Norte. Há a possibilidade de produção no modelo tradicional de clima temperado (estações do ano bem definidas) e ainda nas regiões com menor riscos de geadas (clima subtropical) e de clima tropical, como o Cerrado e regiões de altitude no Nordeste”.
Durante a palestra, o pesquisador apresentará as características da produção, abordando riscos e oportunidades, cultivares com potencial de adaptação a clima quentes, tecnologias para produção fora de solo e produção programada. Um exemplo é o “sistema recirculante” de produção de morangos fora de solo (em substrato), que é uma tecnologia inovadora e menos agressiva ao meio ambiente, que também facilita a vida do produtor. “Esse sistema está garantindo excelentes oportunidade para pequenos e médios produtores, gerando renda mais constante na propriedade rural”, pontua.
Também serão abordados na palestra temas como produção forçada para amora-preta e cultivo de mirtilo em vasos, produção de mudas.
(Da Redação, com informações da Embrapa)