O Brasil enfrenta uma combinação de fenômenos climáticos intensos nesta semana, com forte onda de frio no Sul, calor e seca no Centro-Oeste e Sudeste, e temporais em várias áreas do país.
A frente fria que avança pelo Sul provoca queda brusca de temperatura, com risco de geada nas áreas de baixada do Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante o fim de semana, quando as mínimas podem atingir entre 2°C e 4°C. Os temporais, acompanhados de risco de granizo e rajadas de vento acima de 70 km/h, continuarão a afetar o Sul.
Enquanto isso, o Centro-Oeste e Sudeste enfrentam calor intenso e seca, com máximas podendo chegar a 36°C em Cuiabá (MT) e 35°C no Tocantins, prejudicando a segunda safra de milho e outras culturas.
Por outro lado, o Norte e Nordeste concentram chuvas intensas, com Roraima podendo registrar volumes superiores a 100 mm nos próximos cinco dias. No litoral de Pernambuco e interior da Paraíba, as precipitações também serão significativas, com risco de alagamentos.
A previsão indica que o frio intenso deve se estender até a próxima semana, afetando inclusive a região Norte, com temperaturas podendo chegar a 13°C em Vilhena, Rondônia, entre os dias 29 de maio e 3 de junho.