16/05/2024 às 09h13min - Atualizada em 16/05/2024 às 09h13min

​Conab projeta safra recorde de 295,4 milhões de toneladas de grãos em 2023/24

Estimativa inclui ajustes em áreas de soja e milho, mas chuvas no Rio Grande do Sul podem afetar resultados finais

- Da Redação, com Safras & Mercado
Foto: Agência Brasil
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta uma produção de de 295,448 milhões de toneladas na safra de grãos do Brasil na temporada 2023/24. O volume representa um recorde, impulsionado por ajustes na área semeada de soja e milho identificados em diversos estados.

Segundo o 8º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024, divulgado nesta terça-feira (14), a área semeada para a soja teve um acréscimo a partir da identificação de novas áreas de cultivo em estados como Maranhão, Goiás, Pará, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. O mesmo foi verificado para o milho segunda safra.

Entretanto, Edegar Pretto, presidente da Conab, ressalta que as fortes chuvas registradas no Rio Grande do Sul, principal produtor de arroz do país, trarão impactos negativos para o resultado final do atual ciclo agrícola. "Não é possível ainda ter precisão nas perdas para o setor no estado. Os níveis de água estão elevados e o acesso às propriedades é difícil", afirma.

A produção de arroz, atualmente estimada em 10,495 milhões de toneladas, deverá ser afetada pelas enchentes no estado gaúcho, responsável por pelo menos 8% da área semeada da cultura no país.

Já para a soja, caso as condições climáticas adversas no Rio Grande do Sul não tivessem ocorrido, a estimativa de produção seria superior a 148,4 milhões de toneladas. No entanto, a projeção atualizada é de 147,68 milhões de toneladas, queda de 4,5% ante a safra anterior.

Apesar dos ajustes realizados, Pretto destaca que a Conab segue monitorando de perto os impactos das fortes chuvas no estado sulino, com o objetivo de atualizar as estimativas à medida que os danos forem mensurados.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.