15/05/2024 às 09h42min - Atualizada em 15/05/2024 às 09h42min
Governo federal cria cargo extraordinário para acompanhar reconstrução do Rio Grande do Sul
O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, será o responsável pela nova pasta
- Da Redação, com Agência Brasil
Foto: Maurício Tonetto/Secom O governo federal anunciou a criação de um cargo de ministro extraordinário para atuar na articulação e coordenação das ações de reconstrução do Rio Grande do Sul, estado severamente afetado por uma catástrofe climática recente. O escolhido para assumir essa nova pasta será o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta. A informação foi confirmada pela Agência Brasil nesta terça-feira (14).
A ideia é que o representante presidencial, com status de ministro, atue de forma permanente no Rio Grande do Sul enquanto durar a calamidade pública no estado, coordenando uma estrutura administrativa das ações federais na região.
A oficialização de Pimenta no novo cargo e os detalhes sobre a atuação dessa nova pasta serão anunciados durante a visita do presidente Lula ao estado, prevista para esta quarta-feira (15).
Na ocasião, também está previsto o lançamento de um auxílio financeiro temporário para as pessoas afetadas pela catástrofe climática, embora o valor ainda não tenha sido informado.
Com a saída de Pimenta da Secom, o cargo será assumido de forma interina pelo jornalista Laércio Portela.