19/08/2021 às 16h00min - Atualizada em 19/08/2021 às 16h00min

Rio alerta para 'estoque crítico' de vacinas contra covid-19 para 1ª dose

O Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, alertou nesta quinta-feira (19), em perfil oficial na rede social Twitter, para "estoque crítico" de doses de vacina contra covid-19 na capital fluminense para primeira aplicação. O motivo, de acordo com o secretário, seria a ausência de entrega de novas doses, esta semana, por parte do Ministério da Saúde, responsável pela distribuição dos imunizantes aos Estados — que, por sua vez, distribuem a seus respectivos municípios.

"Ficamos aguardando a semana toda a chegada de doses do Ministério da Saúde, neste momento as unidades [estão] com estoque crítico para a aplicar a primeira dose de D1. @Saude_Rio @minsaude" postou Soranz, em seu perfil da rede social.

A Secretaria Municipal de Saúde também alertou para a atual situação. "Devido ao atraso na liberação de novas doses, algumas unidades da cidade já estão com os estoques esgotados. Jovens de 19 anos que eventualmente não consigam se vacinar hoje (19), por falta de doses nos postos, poderão se vacinar amanhã, junto com as pessoas de 18 anos" postou o órgão, na rede social.

Esta semana, o secretário deu várias declarações à imprensa de que não estava prevista a interrupção de campanha de imunização na capital fluminense por falta de vacinas. Isso porque, segundo ele, havia a promessa de entrega, à cidade do Rio, de novo carregamento de imunizante. Ontem, Soranz deu entrevista ao jornal "Bom Dia Rio", da TV Globo, informando que a expectativa era de recebimento de, em torno, 280 mil doses ainda nesta semana.

Na semana passada, a prefeitura chegou a interromper a vacinação por faixa etária, para primeira dose, por dois dias, por falta de estoque suficiente de vacinas para atender a demanda.

A meta da prefeitura do Rio de Janeiro, confirmada na quarta (18) pelo prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD), era finalizar a aplicação da primeira dose para adultos acima de 18 anos na sexta (20). A prefeitura também marcou para iniciar vacinação de adolescentes a partir da semana que vem, dia 23 de agosto, com adolescentes de 17 anos; e finalizando com os de idade de 15 anos no dia 31 de agosto.

No site Painel Rio Covid-19, disponibilizado na internet pela prefeitura do Rio, a gestão municipal da cidade contabiliza um total de 6.941.753 de doses aplicadas na capital. Esses números levam a um cenário de 91% da população acima de 18 anos na capital fluminense com primeira dose ou dose única; e 43,1% com segunda dose ou dose única, de acordo com cálculos da prefeitura. Os dados foram atualizados às 13h30 de 19 de agosto.

No Rio de Janeiro, são contabilizadas 13.319.697 de doses aplicadas em todo o Estado, até às 10h31 de 19 de agosto. Os dados constam do ‘Vacinômetro’ disponibilizado em portal na internet pelo governo fluminense.

Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.