O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou que o governo federal está preparando uma Medida Provisória (MP) para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) importar 1 milhão de toneladas de arroz devido aos danos causados pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
De acordo com Fávaro, o arroz importado será pronto para o consumo, a fim de evitar impacto aos produtores rurais. A ideia inicial é comprar 200 mil toneladas de arroz beneficiado e empacotado.
"O primeiro momento é evitar desabastecimento, evitar especulação", disse o ministro. "Não é para concorrer com os produtores."
A importação só será possível após a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) enviado ontem pelo governo federal ao Congresso, que prevê recursos para ajudar na recuperação do Rio Grande do Sul. Segundo Fávaro, havendo estabilidade nos preços do cereal, a importação pode ser suspensa.
De acordo com o ministro, muito provavelmente o primeiro leilão de 200 mil toneladas será competitivo para o próprio Mercosul, envolvendo países como Argentina, Uruguai e Paraguai.
Fávaro informou que mais de 70% da safra de arroz já foi colhida, mas haverá perdas nos armazéns alagados. Além disso, a principal dificuldade será a logística de transporte do produto do Rio Grande do Sul para os centros consumidores. A expectativa é de que cerca de 1,6 milhão de toneladas de arroz ainda estejam nas lavouras gaúchas.