O Brasil amanhece com uma série de cenários climáticos nesta quinta-feira. No Sul, as chuvas intensas castigam o oeste do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina, podendo ocorrer pancadas ao longo do dia. Enquanto isso, no leste desses estados, o sol predomina, embora haja chance de chuva no final do dia. Em Curitiba (PR), o céu amanheceu com muitas nuvens, indicando possibilidade de chuva a qualquer momento. Já na metade norte do Paraná, o dia promete ser de tempo seco, sem previsão de chuvas.
No Sudeste, a formação de nuvens carregadas no litoral de São Paulo aponta para chuvas a qualquer momento. Por outro lado, o interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro podem esperar um dia de tempo firme. No Rio de Janeiro, assim como na metade norte do Espírito Santo, há previsão de chuvas passageiras.
No Centro-Oeste, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso aproveitam um dia de tempo firme. Já no centro-norte de Mato Grosso, embora o sol predomine ao longo do dia, chuvas isoladas são esperadas no final da tarde.
No Nordeste, a costa leste da região enfrenta a formação de nuvens carregadas, resultando em chuvas a qualquer momento. No interior da Bahia e no sertão, o sol é o protagonista, mas chuvas fracas podem ocorrer à tarde. Enquanto isso, no Ceará, Piauí e Maranhão, pancadas isoladas são esperadas devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Por fim, no Norte, a ZCIT continua influenciando o clima, trazendo chuvas ao longo do dia para o norte do Pará, Manaus (AM), Roraima e Amapá. Nas demais áreas da região, alternância entre períodos de melhoria e chuva é esperada, acompanhada de temperaturas elevadas e um dia abafado.