03/04/2024 às 08h30min - Atualizada em 03/04/2024 às 08h30min

Projeto de Lei quer aumentar imposto sobre exportação de gado vivo

Proposta visa desestimular prática associada ao sofrimento animal durante transporte

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Flavia B. Fiorini / Embrapa Territorial
Um Projeto de Lei que propõe a elevação da alíquota mínima do imposto de exportação de animais vivos, como gado e equinos, para 50% tranmita pela Câmara dos Deputados. O autor do projeto, deputado Nilto Tatto (PT-SP), argumenta que a medida visa desestimular a prática, frequentemente associada ao sofrimento animal durante o transporte.

Atualmente, a alíquota básica de exportação é de 30%, podendo ser ajustada pelo governo de acordo com as necessidades econômicas e comerciais do país. O PL 786/24 exclui apenas as operações sem fins lucrativos, como as destinadas a instituições que garantem o bem-estar animal, da elevação do imposto.

Segundo Tatto, o título de “maior exportador de gado em pé do mundo”, com mais de 600 mil cabeças vendidas anualmente, mascara o sofrimento dos animais.

O projeto será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após a aprovação pelas comissões, o projeto seguirá para o plenário da Câmara dos Deputados para votação final.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.