28/03/2024 às 08h50min - Atualizada em 28/03/2024 às 08h50min

Desabamento de ponte em Baltimore ameaça exportações de açúcar

Colisão entre navios e queda de ponte nos EUA refletem em possíveis impactos no agro brasileiro

- Da Redação, com Notícias Agrícolas
Foto: Reprodução Twitter / Gov. Wes Moore
A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, enfrenta problemas na logística após a colisão entre o navio cargueiro Dali e a ponte Francis Scott Key, resultando em pelo menos seis mortes. Este desastre tem implicações globais, com o porto de Baltimore sendo um dos mais importantes dos Estados Unidos e seu fechamento temporário podendo gerar uma crise econômica estimada em até US$ 600 milhões.
 
Para o Brasil, o impacto pode ser particularmente sentido no setor de agronegócio, especialmente no segmento de açúcar. Baltimore é um dos principais portos importadores de açúcar brasileiro, abrigando também refinarias importantes nos Estados Unidos. Larry Carvalho, especialista em logística marítima, destaca que o impacto dependerá das novas rotas e possíveis aumentos nos fretes de navios nas próximas semanas.
 
Além do açúcar, produtos como café e piso cerâmico, exportados pelo Brasil, podem enfrentar desafios logísticos significativos. O setor exportador brasileiro está atento ao desenrolar da situação e monitorando os possíveis impactos.
 
O desabamento da ponte, com seus 2,6 quilômetros de extensão, pode resultar em desafios logísticos por semanas. A interrupção afeta não apenas o transporte marítimo, mas também o abastecimento de carvão e a indústria automobilística. Grandes empresas como a Ford já estão buscando alternativas para minimizar os impactos, desviando peças para outros portos ao longo da costa leste ou em outras partes do país.
 
Enquanto isso, cerca de 12 grandes navios estão presos na área afetada, aumentando ainda mais a complexidade da situação. Com aproximadamente 4 mil pessoas utilizando a ponte diariamente, a infraestrutura da cidade também sofre com os impactos do desastre.
 
À medida que o tráfego é direcionado para outros portos ao longo da costa leste americana, como o porto de Virgínia, a logística global se vê confrontada com mais um desafio em um período já tumultuado. Desde os efeitos da pandemia de Covid-19 até os conflitos geopolíticos recentes, como a guerra na Ucrânia e os conflitos no Mar Vermelho, a logística global tem enfrentado dificuldades, e o desastre em Baltimore adiciona mais uma camada de complexidade a essa situação já frágil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.