25/03/2024 às 08h27min - Atualizada em 25/03/2024 às 08h27min

Semana de temperaturas mais amenas e chuvas ultrapassando os 100 mm em algumas regiões do Brasil

Após período de calor intenso, previsão indica mudanças climáticas e impactos na agricultura

- Da redação, com Canal Rural
Foto: reprodução

Após dias de calor intenso, uma mudança significativa no clima se aproxima para diversas regiões do Brasil. Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana que vai de 25 a 29 de março trará temperaturas mais amenas e chuvas expressivas em várias partes do país.


Sul

 

Nos estados do Sul, o tempo permanecerá firme, com a temperatura gradualmente subindo e sem risco de geada. O volume de chuva estará concentrado na faixa litorânea, com acumulados que não devem ultrapassar os 15 mm ao longo da semana.


Sudeste

 

A região Sudeste continuará sob influência de uma frente fria estacionária, o que manterá o tempo chuvoso nos quatro estados. No entanto, as temperaturas serão mais amenas, com acumulados entre 30 e 60 mm em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Essas chuvas serão fundamentais para repor a umidade no solo, beneficiando culturas como cana-de-açúcar e café.


Centro-Oeste

 

Em Mato Grosso, a semana será marcada por altos volumes de precipitação, podendo chegar a 150 mm no oeste do estado, o que pode prejudicar os trabalhos em campo. No restante de Mato Grosso e em Goiás, as chuvas contribuirão para a umidade do solo, beneficiando as lavouras de milho 2ª safra. Em Mato Grosso do Sul, a nebulosidade e as chuvas ajudarão a aliviar o estresse térmico nas lavouras e no gado em confinamento.


Nordeste

 

Apesar do enfraquecimento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), ainda são esperadas chuvas significativas em estados como Maranhão, Piauí e Ceará, com acumulados em torno de 60 mm. Nos demais estados nordestinos, as chuvas contribuirão para o desenvolvimento das lavouras e a recuperação das pastagens.


Norte

 

Na região Norte, a chuva estará presente em todos os estados, com destaque para Roraima, que voltará a receber precipitações após um período de estiagem. Em Rondônia, está previsto um bom volume de chuva, cerca de 100 mm, mantendo a umidade do solo. Nos demais estados da região, os acumulados ficarão entre 30 e 60 mm, favorecendo os cultivos em desenvolvimento.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.