21/03/2024 às 09h33min - Atualizada em 21/03/2024 às 09h33min

Brasil deve receber aval da UE para exportar mais frango, diz ministro Fávaro

Bloco suspendeu importações de 20 frigoríficos brasileiros em 2018, sendo a maioria do setor avícola

- Da Redação, com Notícias Agrícolas
Foto: Reprodução
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta quarta-feira (20) que o Brasil poderá obter em breve um novo aval para exportação de carne de frango para a União Europeia (UE).
 
A declaração do ministro ocorreu durante visita à processadora de carnes de frangos da BRF em Lucas do Rio Verde (MT) que recebeu autorização para comercializar produtos para o Reino Unido, conforme afirmado por Fávaro.
 
"Botamos de volta os pés na Europa", exclamou o ministro, segundo podcast divulgado pelo ministério. "Vendemos para o Reino Unido hoje e daqui alguns dias vamos vender para toda a União Europeia produtos fabricados aqui em Lucas do Rio Verde."
 
Ainda segundo o ministro do Mapa, a unidade da BRF também foi liberada para retomar as exportações para a China após uma suspensão que estava em vigor desde 2016.
 
A BRF sofreu duro golpe em suas relações com a Europa no ano de 2018, quando o principal bloco do continente suspendeu as importações de 20 frigoríficos brasileiros, a maioria produtores do setor avícola. No total, a empresa teve 12 fábricas retiradas da lista da União Europeia, que é o sexto maior destino das exportações de frango do Brasil, após envolvimento em investigação sobre segurança alimentar.
 
As plantas suspensas seguem sem autorização para a venda de carne à Europa, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Aninal (ABPA). No entanto, a EU enviou missão ao Brasil e as empresas aguardam o resultado para uma possível reversão na proibição.
 
O Brasil é o maior exportador de carne do mundo e responde por quase 40% do fornecimento global do produto, de acordo com dados comerciais. No ano passado, o Brasil exportou mais de 316 mil toneladas métricas de carne de frango para a UE, segundo dados do governo brasileiro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.