15/03/2024 às 09h05min - Atualizada em 15/03/2024 às 09h05min

Comercialização do café alcança 84% da safra 2023/24, aponta Safras Consultoria

Avanço é de cinco pontos percentuais em relação ao registrado em fevereiro

- Da Redação, com Safras & Mercado
Foto: Divulgação / Ministério da Agricultura e Pecuária
As vendas da safra café 2023/24 alcançaram 84% do potencial da produção até o último dia 12 de março, segundo dados divulgados pela Safras Consultoria nesta quinta-feira (14). Dessa forma, já foram comercializadas 55,03 milhões de sacas da safra estimada em 65,53 milhões.
 
Com relação ao montante comercializado no mês anterior, o avanço é de cinco pontos percentuais, mas as vendas seguem a mesma tendência observada no mesmo período do ano passado.
 
Segundo o consultor de Safras, Gil Barabach, percebe-se um mercado menos volátil e aguardando novidades do lado fundamental. O especialista destaca que o comportamento da curva de preços prejudica as expectativas positivas dos produtores para a entressafra.
 
As vendas de café arábica no Brasil subiram para 80% da produção, sinalizando um produtor mais ativo no mercado, conforme relatado por Barabach. Apesar disso, a comercialização segue levemente abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, quando as vendas representavam 81% da safra.
 
O consultor ainda ressalta o bom avanço das vendas no Sul de Minas, especialmente junto às cooperativas. Segundo ele, a ideia é que o fluxo de venda das cooperativas gire entre 85% e 88% do seu recebimento, com as vendas acelerando conforme a colheita da safra 2024 se aproxima. Fora das cooperativas o fluxo é mais lento, embora tenha reagido bem no último mês.
 
Enquanto isso, a comercialização de conilon segue acelerada, com produtor buscando aproveitar demanda e preços altos antes da chegada do café novo ao mercado. As vendas de conilon alcançam 91% da produção, um percentual superior a igual período do ano passado, quando o comprometimento do produtor estava em 88%.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.