13/03/2024 às 17h41min - Atualizada em 13/03/2024 às 18h05min

ABPA: acordo de pré-listing impulsionará exportação de aves e suínos às Filipinas

POR ESTADÃO CONTEÚDO
ESTADÃO CONTEÚDO

São Paulo, 13 - A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse em nota que os exportadores do setor comemoraram o anúncio feito na terça-feira, 12, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do reconhecimento, pelas Filipinas, de equivalência de sistema e estabelecimento de pré-listing para as proteínas animais do Brasil. A entidade espera maior fluxo de exportações de carne de frango e de carne suína neste ano.

A ABPA lembra que o acordo de acreditação de sistema e estabelecimento de pré-listing autoriza todas as empresas habilitadas pelo Sistema de Inspeção Federal a solicitarem o processo de credenciamento para exportar seus produtos para o mercado filipino. "As missões técnicas das autoridades do país asiático agora estarão focadas na validação do sistema, não de plantas", explicou.

Anteriormente, a habilitação era realizada individualmente, com análise documental das autoridades do país asiático. Ao todo, 23 plantas exportadoras de carne de frango e 4 unidades exportadoras de carne suína estavam habilitadas a exportar.

De acordo com a ABPA, as Filipinas são o sexto principal destino das exportações de carne de frango do Brasil, com 37,4 mil toneladas importadas no primeiro bimestre.

"De carne suína, foram 25,7 mil toneladas no mesmo período, posicionando o mercado como segundo maior importador. Somadas, as vendas das duas proteínas geraram receitas superiores a US$ 80 milhões apenas nos dois primeiros meses deste ano", disse a entidade.

O diretor de mercados da ABPA, Luís Rua, disse na nota que porcentualmente, as Filipinas são o mercado com maior crescimento no setor de suínos e um dos que mais cresce nas importações de carne de frango do Brasil. "Quando relacionamos a quantidade de plantas habilitadas até aqui e o volume embarcado, temos uma perspectiva do quão positiva é a expectativa sobre o futuro deste mercado, tanto para a carne de frango como para outros produtos como as carnes de peru e de pato", disse.

Em 2023, as Filipinas foram o sexto principal destino das exportações brasileiras de carne de frango, com 219,5 mil toneladas importadas - equivalente a 4,4% das exportações brasileiras. Em carne suína, foram 126 mil toneladas, posicionando o mercado como terceiro maior importador, responsável por 10,6% do total exportado.

"Desde a abertura do mercado, nos anos 2000, as Filipinas importaram 1,435 milhão de toneladas das carnes de frango e suína do Brasil, o equivalente a 57 mil contêineres", disse a ABPA.


Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.