01/03/2024 às 08h33min - Atualizada em 01/03/2024 às 08h33min

Março começa com previsão de chuvas intensas em quase todo o Brasil

Especialistas alertam para o risco de transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra devido às chuvas abundantes em diversas regiões do país.

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: reprodução

O mês de março está iniciando com uma previsão preocupante de chuvas intensas em vários estados brasileiros, levantando o alerta para possíveis transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra.

No Sul do país, áreas com resquícios de uma frente fria no mar poderão causar pancadas de chuva, incluindo temporais, com volumes em torno de 25 mm em algumas regiões. A situação é similar no Sudeste, onde um centro de baixa pressão atmosférica em alto mar aumenta o risco de temporais e volumes elevados de chuva, especialmente no leste dos quatro estados da região.

No Centro-Oeste, enquanto o noroeste de Mato Grosso enfrenta chuvas fortes devido a um sistema meteorológico específico, outras áreas têm apenas chances de chuvas isoladas, mas o calor excessivo persiste em toda a região. No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical provoca precipitações intensas, especialmente no Norte, com risco de transtornos.

Na região Norte, instabilidades tropicais também causam pancadas de chuva em grande parte da região, com volumes entre 10 e 50 mm, enquanto na metade norte do país, a influência da ZCIT e do VCAN traz volumes ainda maiores de chuva nos próximos dias.

A previsão do tempo indica que essas chuvas generalizadas devem persistir nos próximos dias devido ao avanço de sistemas frontais e áreas de baixa pressão atmosférica, com regiões específicas podendo registrar volumes de até 50 milímetros.

Além das chuvas, as temperaturas devem permanecer elevadas em todo o país, com máximas acima de 30°C em várias regiões. No entanto, ao longo do mês de março, parte do Brasil pode enfrentar chuvas abaixo da média, segundo o Inmet, o que indica uma variabilidade climática significativa para os próximos dias.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.