28/02/2024 às 09h25min - Atualizada em 28/02/2024 às 09h25min
Mercado do algodão tem variação negativa de 6,4% em fevereiro
Preços se estabilizam após alcançarem patamares elevados
- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução Após atingir valores acima de R$ 4,30 por libra-peso no último dia 20 de fevereiro, o Indicador CEPEA/ESALQ do algodão em pluma voltou a oscilar na faixa dos R$ 4,20/lp, segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada nesta quarta-feira (28).
Embora apresente essa leve queda, na parcial do mês (até o dia 26), o indicador acumula uma alta significativa de 6,4%. Essa variação do mercado, com vendedores capitalizados mantendo-se firmes nos valores pedidos, impulsionados pelos patamares externos.
Os produtores, por sua vez, estão atentos ao bom desenvolvimento do algodão da safra 2023/24, enquanto aqueles que ainda detêm a pluma da temporada 2022/23 buscam oportunidades vantajosas de venda. Comerciantes priorizam transações "casadas" que garantam estabilidade e segurança.
Apesar da cautela, algumas indústrias estão buscando adquirir a fibra tanto para o curto prazo quanto para novos contratos a termo, embora estejam atentas ao repasse dos custos aos manufaturados. Empresas com maior urgência de compra no mercado imediato oferecem valores mais altos na tentativa de atrair vendedores, especialmente para lotes de qualidade superior.